terça-feira, 11 de novembro de 2008
















O QUE É AVATAR?

BACK-UP

O filme será lançado em dezembro de 2009.


... “muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.”(Dn12.4)[1]

A grande produção de conhecimento que é lançado em nossa sociedade não é proporcional a capacidade de consumo. O tempo se torna insuficiente para processar as informações. Estamos afundando em tanta informação que em nosso salvar as mais importantes, perdemos o real significado de seus conceitos(back-up).
Opiniões precisam ser formadas, idéias compradas e seus conceitos consolidados.
O jovem Daniel convivia em um ambiente onde conceitos culturais, religiosos e sociais o desafiavam. O que destaca Daniel, jovem comprometido com Deus(Dn1.8) dos jovens e adultos da atualidade envolvidos com Deus?
O cenário que se passa a historia de Daniel é um contexto de Babilônia. Para os judeus esta representa a mais profunda rebelião e inimizade contra os preceitos divinos. Teve impacto profundo na Mesopotâmia devido ao avanço cultural, tecnológico para a época. Apesar de sua destruição física, sua influência perdura em grande parte da sociedade através principalmente de práticas religiosas, babilônia idéia se utiliza de veículos que a direcione e a divulgue.[2]
Entra em conectividade a repaginação de conceitos das ideologias babilônicas, suavizadas com uma roupagem aceitável, moderna e atraente.
Exemplo recente de atualização de um conceito antigo é o Avatar. O avatar segundo o dicionário[3] “é a encarnação de um deus”. Ampliando a linha de informação, uma avatar “é a manifestação corporal de um ser imortal...normalmente denotando a encarnações de Vishnu”[4]tais como Krisna o oitavo avatar ou encarnação de Vishnu. Este é considerado o deus responsável pela manutenção do universo segundo a tradição religiosa[5] do subcontinente indiano. Os hindus o adoram como divindade.
Avatar como palavra e idéia esta muito generalizada por conta de aplicativos com criações de figuras representativas a imagem e semelhança de jogos virtuais, life second, cominidades... O avatar mais moderno e que é uma febre entre os jovens, adolescentes e adultos nas paginas de relacionamentos é o Buddy poke (cutuca amigo, a mais aproximada tradução). A quantidade de cristãos que adicionam essa ferramenta para interagir é espantosa! Provavelmente esta massa que aderem a estas representações em suas mentes, não conhecem a profundidade que esta concepção intelectual quer embutir em seus comportamentos.
Este pequeno exemplo de interpolações e roupagem moderna em algo antigo, é um fragmento dentro da imensidão de outros que pode ser abordado como algo que contamina e altera a visão dos usuários levando-os a relativizar e apenas se envolverem com Deus, reproduzindo modelos que não colaboram com o Reino de Deus.
Daniel intelectualmente decidiu firmente não se contaminar com qualquer situação, física, moral, que viesse de associações de Babilônia, pois esta era símbolo de profanação e rebeldia total a Deus.
O boddy poke e qualquer avatar personifica o “eucentrismo”como deidade e apartado de Deus, tendo assim a sensação virtual de poder, e tornando o individuo prisioneiro desta ilusão. “ O mais trágico do mito do poder é que impede o homem de ter uma honesta consciência da sua fraqueza, e o lança a uma ilusória confiança em suas próprias forças. Essa confiança em si mesmo priva-o da força da fé, a única capaz de romper o circulo vicioso em que a corrida ao poder o aprisionou”[6]
Podemos aprender muito com Daniel que buscava seu poder em Deus. Tinha tanto poder e liberdade que disposto estava a morrer(Dn6). Precisamos é verdade estar contextualizados ao século 21, e não negociar a essência que formava o caráter desse jovem comprometido com Deus, que tinha habilidade de gerenciar suas atitudes tendo como aferidor o conceito que vinha de fonte pura, através de suas orações por sua fidelidade. Daniel não precisava de avatar, ele se apresentava a Deus...simplesmente como Daniel. Uma fábula pode ampliar nossa compreensão sobre o diferencial entre comprometimento e envolvimento com Deus.
O bife a cavalo é um prato típico da culinária brasileira. Para o preparo deste é necessário um bife e ovos frito, ou seja de carne e ovos. A galinha se envolveu, deu seu ovo. O boi se comprometeu, deu sua vida. Jesus se comprometeu conosco dando sua vida.
Que Daniel nos motive a vivermos uma vida comprometida com Deus em prejuízo de nossa própria vida se for necessário e que abominemos as contaminações de origem babilônica. “...sai dela, povo meu”(Ap18.4)
[1] Bíblia de Estudo Vida -1998.
[2] Babilônia, passado, presente e futuro. Documentário
[3] AMORA, Antônio Soares. Minidicionário da língua portuguesa. São Paulo. Saraiva.
[4] Wikipédia.org/wiki/avatar acesso em 07/11/08
[5] Merrian-Webster’s Collegiate Enciclopédia. Merrian- Webstr,2000. 75p.
[6] TORNIER, Paul. Mitos e neuroses; desarmonia da vida moderna. São Paulo ABUeditora p.132

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá muito obrigada pela sua reflexão colocada sobre a influência do paganismo em nosso meio...Coloquei um buddy poker em meu orkut hoje mesmo mas decidi pesquisar pois tudo aquilo que vira febre entre o povo algo supeito tem por detrás depois de muitas tentativas de busca encontrei em seu blog a explicação deu não sentir paz em deixar o buddy poker em minha página.
Estou muito feliz pela sua vida!!Deus usou grandemente a sua vida para falar comigo!
Deus te abençõe grandemente!!!
Elisângela Botti

Anônimo disse...

Glória Deus pela sua vida Rose...Também tenho muita vontade de fazer a Faculdade de Teologia!!!
Pois amo a palavra de Deus e procuro a cada dia da minha vida obedecê-la e praticá-la sabendo que ela é o meu manancial de vida eterna.
A Paz do Senhor Jesus!!

Rose Lima disse...

Fico feliz Elisângela por ter de alguma forma contribuido para proporcionar paz, através do ensino. O nosso Rabi Jesus já disse: "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (Jo8.32) A verdade é boa, traz paz. Deus te abençoe.